Prefeitura entrega kits de trabalho para agentes de endemias e Saúde

Do(a) Equador Notícias por Joab Natanael em 30/11/2017 às 09:54

A Prefeitura de Equador, através da Secretaria de Saúde, entregou sexta dia 17, um kit composto por bolsa, tênis, bota, e outros materiais aos Agentes Comunitários de Endemias e de Saúde do município. Esteve presente a entrega desse material a Secretaria de Saúde, Betânia Santos,  a Coordenadora da Atenção Básica, Fátima Santos, a Coordenadora de Endemias,Maria Aparecida e os Agentes de Endemias e de Saúde. Foi ressaltado a importância desses trabalhadores, principalmente, no combate e orientações sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças: Dengue, Zika e Chikungunya.

Agente de combate a Endemias O Agente de Controle de endemias (ACE) é um profissional fundamental para o controle de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família, participando das reuniões e trabalhando sempre em parceria com o ACS. Além disso, o agente de endemias pode contribuir para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental. Ele tem a missão de vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos e a inspecionar caixas d’água, calhas e telhados. O agente também age na aplicação de larvícidas e inseticidas. Concede orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e realiza recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças.