Notícias » NASF realiza Palestra sobre

Em 10/10/2017 às 17h36, Postado por: Joab Natanael / Fonte:

A Prefeitura de Equador, através do NASF, realizou nesta terça-feira, uma roda de conversa sobre “Gravidez na Adolescência” para os integrantes do grupo de jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV, da Secretaria de Assistência Social. A palestra que faz parte da programação da V Semana do Bebê e da Criança 2017 contou com a assessoria da psicóloga, Socorro​ Borba, da fisioterapeuta Alba, da assistente social Alliny Kelly, da pedagoga da Secretaria de Educação, Patrícia e da psicóloga Isabele Medeiros, da Secretaria de Assistência Social. Além da roda de conversas foi realizado dinâmicas envolvendo os jovens.Segundo dados da organização, em todo o mundo, uma em cada cinco jovens e adolescentes dão à luz antes dos 18 anos. Em regiões mais pobres, a proporção chega a uma em cada três, o que deve exigir mais empenho das autoridades na prevenção.Os dados da OMS indicam que, anualmente, cerca de 16 milhões de adolescentes dão à luz. Desses nascimentos, o número de mortes entre grávidas de 15 a 19 anos que não resistem às complicações decorrentes do pós-parto é bastante elevado, seja pelo alto número de abortos ilegais (3 milhões), seja por outros fatores. Além disso, é alta a mortalidade de bebês, que chega a pelo menos metade do total de nascimentos.

Os riscos de uma gravidez na adolescência incluem:

Pré-eclâmpsia e eclâmpsia;Parto prematuro;Bebê com baixo peso ou subnutrido;Complicações no parto, que pode levar à uma cesária;Infecção urinária ou vaginal;Aumento do risco de depressão pós parto;Aumento do risco de rejeição ao bebê.Além da idade, o peso da adolescente também pode significar um risco, já que uma adolescente que pesa menos de 45 quilos, sem estar grávida apresenta maiores chances de gerar um bebê pequeno para a idade gestacional.

Para evitar a gravidez indesejada os adolescentes devem usar a camisinha em todo contato íntimo e ir à consulta com ginecologista, no caso das meninas, e com o urologista, no caso dos meninos para que os médicos possam informar como utilizar corretamente os métodos contraceptivos.

Hino Municipal Equador-RN
Prefeitura Municipal de Equador - RN