Notícias » Presidente da Câmara promete falar com Temer sobre auxílio financeiro a Municípios

Em 04/10/2017 às 10h05, Postado por: Joab Natanael / Fonte: CNM

A prefeita de Equador e presidente da Associação dos Municípios Micro Região Seridó Oriental- AMSO, fez parte da comitiva de prefeitos que esteve presente nesta terça-feira, 3 de outubro, na Confederação Nacional de Municípios (CNM), para cobrar de parlamentares respostas do Legislativo e do Executivo Federal em relação à crise financeira pela qual passam os Municípios. Recebidos pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ele se comprometeu a falar com o presidente da República, Michel Temer, sobre um auxílio financeiro aos Municípios para este ano.Do salão nobre da Casa, Maia ouviu do presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, a “pauta mínima” do municipalismo, que tem urgência de aprovação. O líder do movimento municipalista pediu ao presidente da Câmara “interceder para que Temer faça um auxílio aos Municípios do Brasil no final de 2017”.Conforme explanou Ziulkoski, os prefeitos ali presentes estão em situação de crise, assim como a maior parte dos Municípios do país. “Não tem mais como governar. Não é porque a arrecadação caiu, o problema é dos encargos que os prefeitos assumem e só aumentam”, disse ele.Ele ainda ressaltou a necessidade de pautar matérias fundamentais para o desenvolvimento e a autonomia do Ente Municipal que aguardam deliberação do Plenário da Câmara. Entre as matérias prioritárias do movimento, foram destacadas aquelas que abordam parcelamento da dívida dos precatórios, correção do piso de magistério, resíduos sólidos e consórcios.

Curto e longo prazo

Maia prometeu falar com Temer e disse acreditar que o presidente da República tem boa vontade quanto às demandas municipais. No que tange ao auxílio financeiro, Maia classificou o pleito como uma solução de curto prazo. “Tenho prazer de pedir ao presidente fazer o que for possível. Me coloco à disposição dos prefeitos”, disse ele. “Tenho certeza de que o presidente Temer terá boa vontade para encontrar solução de curto prazo”, continuou.

Desfile Cívico - Equador-RN
Prefeitura Municipal de Equador - RN