Prefeitura de Equador faz Apelo à População

por Jeferson Morais | Publicado em 02/06/2020 às 13:00

Prefeitura de Equador faz Apelo à População
“Se cada um fizer sua parte, encarando esse momento de pandemia com muita disciplina, seriedade e firmeza, esperamos ficar, se Deus quiser, nesses dois casos confirmados”, comentou a prefeita de Equador numa live realizada na manhã desta terça-feira,02, juntamente com os membros do Comitê Intersetorial de Enfrentamento do Coronavírus-Covid-19, quando foi informado que mais um caso da doença foi confirmado em um morador da cidade.
O paciente fará a contraprova e permanecerá em casa e sendo monitorado pela Secretaria de Saúde.
A prefeita reforçou que o isolamento social é a principal medida contra a contaminação por coronavírus, aconselhando que as pessoas permaneçam em suas casas, só saindo se for necessário e assim mesmo de máscara.
Os membros do Comitê Municipal explicaram que há testes rápidos no município, mas é preciso seguir protocolo do Ministério da Saúde, que prevê a realização mediante a identificação dos sintomas e no décimo dia da doença.
A orientação para a comunidade é ficar atenta a sintomas como dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento.
Nesses casos deve-se procurar o sistema de saúde (as unidades de saúde) com urgência.
Durante a live várias perguntas foram respondidas pelos membros do Comitê e ficou acertado um próximo momento educativo com o médico Wysterlânyo Kayo Pereira sobre a pandemia do novo coronavírus. Também foi perguntado se a Prefeitura iria proibir as fogueiras neste período junino e a orientação é que, se possível, não acenda devido a fumaça causada que pode provocar adoecimento daquelas pessoas que sofrem com problemas respiratórios.
Ficou claro que o momento é de permanecer cada um em sua casa, recluso, só saindo para casos excepcionais e que o trabalho da Secretaria de Saúde não para com atividades, fiscalizações e atendimentos médicos.
“Se Deus quiser, cada um fazendo sua parte, vamos ficar só nestes dois casos e vamos juntos superar esse momento tão difícil. Quero agradecer a toda minha equipe de saúde, aos parceiros, a Polícia Militar e a comunidade. Juntos venceremos essa guerra contra o coronavírus”, afirmou a prefeita.